Situação de alarme

Transcrevo um pequeno excerto do artigo Didáctica: situação de alarme, condições de urgência e modos de alteração de Maria Raquel Delgado-Martins  in Mello, C. et alli (2003). Didáctica das línguas e literaturas em Portugal. (p.71.73) Lisboa: Pé de Página.

«Situação de alarme

O sumário desta intervenção mostra que a minha intervenção é muito pessimista. Fui coordenadora da formação pós-graduada de professores de Português desde 1985 e deixei o cargo em Maio de 2000. Devo dizer que, enquanto se trabalha, tem-se sempre a sensação de que se estão a utilizar os métodos correctos, de que os alunos de Didáctica estão a ser formados para serem bons professores de Português e que vão para as escolas levar a inovação e a diferença que deles esperamos. No entanto, enquanto professores de Didáctica, estamos muitas vezes a dizer-lhes “como devem fazer”, e “a fazer de outra maneira”. Mas o que verificamos no exercício desses alunos quando passam a professores? A continuidade das práticas pelas quais passaram durante o ensino secundário e universitário, e a assimilação da possível inovação pelo sistema da escola em que se integram. Fecha-se o ciclo.»

Anúncios

About Luís Timóteo Ferreira

Professor do Ensino Básico, grupo 200, nascido no Brasil, filho de emigrante de Pombeiro da Beira, cidadão da Língua Portuguesa, pai da flor mais bela que alguma vez plantei, companheiro da flor mais linda que alguma vez colhi, beirão Licenciado em História por Coimbra, agnóstico e anti-clerical, Portista e Flamenguista, pela selecção das quinas e pela selecção canarinha, leitor compulsivo, bibliófilo, frequentador de bibliotecas, livrarias, alfarrabistas, blogues... Ver todos os artigos de Luís Timóteo Ferreira

One response to “Situação de alarme

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: